A importância das abelhas para nossa existência

Você já ouviu falar da “teoria” de Albert Einstein sobre a extinção das abelhas? Segundo ele, “se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade teria apenas mais quatro anos de existência”.

Há muito tempo se tem falado sobre a importância das abelhas para continuarmos existindo, mas qual relação esses pequenos seres têm com o resto do planeta?

Todos os anos saem notícias preocupantes sobre o desaparecimento de milhões de abelhas, de diversas espécies, cada uma com uma função no ecossistema, mas nós nunca damos muita atenção, afinal, são só abelhas.

A verdade é que Einstein estava certo e vou explicar para você neste artigo porque você também deveria se preocupar.

Por que as abelhas são importantes para a vida humana?

Por menores que elas sejam, as abelhas estão totalmente ligadas à vida — humana, animal e vegetal — fazendo com que o nosso ecossistema continue “girando”. Isso acontece por meio da polinização que eles fazem, ao se alimentarem.

A polinização das abelhas funciona como uma reprodução de plantas, que formam os frutos e as sementes, que,por sua vez, nos ajudam a cultivar mais alimentos. Se as abelhas forem extintas, não conseguiremos reproduzir alimentos à base de vegetais e também de origem animal, uma vez que o gado, por exemplo, se alimenta de vegetais. Nem a alimentação vegana e vegetariana daria conta de reverter esse quadro.

Segundo a ONU, 75% dos cultivos destinados à alimentação humana no mundo dependem das abelhas. Se não conseguirmos ter alimento, a vida humana aos poucos também será extinta. Por isso, é importante que nos preocupemos com elas também.

Quais as causas das mortes das abelhas?

Desde 2005 os números de morte de abelhas começaram a aumentar e a preocupar os pesquisadores, neste ano de 2019, só no Brasil, já foram somados mais de 500 milhões de abelhas mortas.

Segundo o site Reporter Brasil, 400 milhões no Rio Grande do Sul, 50 milhões em Santa Catarina, 45 milhões no Mato Grosso do Sul e 7 milhões em São Paulo. Mas quais são os motivos para as abelhas desaparecem?

Defensivos agrícolas

Também conhecidos como agrotóxicos, esses defensivos contêm substâncias tóxicas que causam a eliminação desses insetos. Só este ano, o novo governo já liberou 28 agrotóxicos com princípios ativos altamente perigoso.

Muitos deles, inclusive, proibidos na europa por mais de uma década, que além de causar a morte das abelhas, também trazem problemas para vida humana.

Aquecimento global

O clima ameno é o ideal para as abelhas, mas a cada ano a temperatura da terra só aumenta, devido o aquecimento global. Ainda mais aqui no Brasil, um país tropical, esses insetos não estão conseguindo sobreviver a esse aumento.

Existe, inclusive, um acordo mundial, conhecido como o Acordo de Paris, onde vários países de reuniram para achar soluções para evitar que a terra aumente mais 2º.

Desmatamento e queimadas

Os desmatamento e queimadas — muito utilizados no Brasil para a criação de gado — também contribuem para o desaparecimento dessa espécie. Ao derrubar árvores, enxames e ninhos de abelhas são destruídos, além de que, o desmatamento reduz as plantas e flores, que são os alimentos das abelhas.

Produção de mel

Engana-se quem pensa que o mel é retirado de maneira fácil das abelhas. Na hora de recolher, a maior parte das abelhas morrem agonizando com o fumegador. Quando não são intoxicadas, acabam por serem esmagadas para que o mel possa ser retirado.

Entenda mais sobre esse processo, no relato que um ex-apicultor deu para o portal Vista-se

O que podemos fazer para evitar a morte das abelhas?

Começar a pesquisar mais a fundo a importância das abelhas em nossa vida já é um grande passo. Mas também devemos acompanhar as notícias sobre a liberação de outros agrotóxicos e apoiar movimentos para a suspensão desses ativos.

Existe também uma campanha chamada “Sem abelha, sem alimento” onde é possível ajudar de diversas maneiras. Você também pode diminuir o seu consumo de carne ou até extinguir esses alimentos de sua alimentação, já que o uso de agrotóxicos está ligado diretamente a pecuária.

E claro, ao ver uma abelha, não tente matá-la ou atacá-la, apenas a deixe quieta, elas sempre vão embora.

Agora você viu a importância das abelhas? Elas não estão aqui apenas para fornecer mel, nossa existência depende da existência delas. Então acompanhe as notícias e apoie causas que defendem esses insetos.

Que tal compartilhar este artigo nas suas redes sociais para que mais pessoas saibam disso?

Bianca SilvaA importância das abelhas para nossa existência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *