Alimentação Consciente: entenda o que é e a relação com o veganismo

A maioria das pessoas vivem com pressa, sem tempo para todas as atividades diárias, fazem tudo correndo para que sobre algum tempo para fazer algo a mais ou simplesmente não fazer nada.

Isso faz com que cada vez mais pessoas sofram de ansiedade, depressão e outras doenças cognitivas. Razão pela qual muita gente tem procurado ajuda médica e terapias alternativas, como meditação, por exemplo.

E o que tudo isso tem a ver com alimentação consciente? O termo nasceu a partir de atenção plena, uma prática para pessoas que querem desacelerar e curtir mais a vida presente e os momentos que estão vivendo, curando até mesmo casos de ansiedade e depressão.

Entenda mais a relação da alimentação consciente com a atenção plena e o que ela tem a ver com o veganismo. Acompanhe!

O que é Alimentação Consciente?

Criada a partir do termo Mindfulness, é conhecida ao redor do mundo como Mindfull Eating, que em português foi traduzido como Alimentação Consciente.

Mindfulness é uma técnica que faz você se concentrar no presente e apreciar o que está nele: seu corpo, seus pensamentos, o ambiente a sua volta, o gosto dos alimentos, etc. E com isso, você fica mais relaxado, ganha mais tempo, diminui a ansiedade, estresse, entre outros fatores.

Logo, Mindfull Eating é a técnica de você se concentrar e se preocupar com tudo que você coloca no seu prato e consome. Isso não tem ligação com a quantidade de calorias que você ingere e sim as coisas boas que come e o impacto que elas causam no mundo.

Qual a relação entre Alimentação Consciente e o veganismo?

Veganos e vegetarianos optaram por esse estilo de vida por tomarem consciência dos malefícios que o consumo de carne trazem para a saúde deles, para os animais e para o meio ambiente.

A partir do momento em que você toma consciência de tudo que ingere, passa a se preocupar com esses fatores também. Sobre o impacto ambiental, na saúde e nos animais, já fiz um texto explicando tudo o que seria evitado, caso todas as pessoas adotassem uma dieta vegana. É bem interessante e baseado em um estudo da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

A partir disso, adeptos ao vegetarianismo e veganismo, consequentemente, passaram a se importar e se informar mais sobre cada alimento que passam a ingerir, e a se preocupar se fazem bem ou não ao seu organismo.

Como colocar em prática a Alimentação Consciente?

Você precisa se lembrar que nós nos alimentamos para nutrimos nosso corpo, trazer energia para continuarmos com o nosso dia a dia. Por isso, a alimentação consciente vai muito mais além que uma dieta.

Confira algumas dicas de como colocar em prática a alimentação consciente.

Preste atenção em cada refeição

Essa primeira dica está bem relaciona à atenção plena em relação à sua alimentação.

Seja no café da manhã, almoço, janta ou lanche, foque no que está comendo e nas sensações que você está sentindo ao ingerir aquela refeição. Sinta o sabor, a textura, preste atenção em cada detalhe.

Coma devagar, dê intervalos entre uma garfada/mordida e outra. Deixe o seu corpo sentir os alimentos e entender que está sendo nutrido.

Tire os alimentos de origem animal

Pesquise sobre a produção de carne e laticínios, tome consciência sobre os impactos desses “alimentos” para o seu organismo e para o planeta.

Você verá que restringindo-os, descobrirá novos sabores e poderá desfrutar de novas experiências a cada refeição.

Alimentos de origem animal costumam inflamar seu organismo, trazendo má disposição e sensação de peso e mal-estar, dessa forma, fica mais difícil de entender seu organismo.

Seja adepto à Segunda sem Carne

Se for muito difícil para você no começo tirar todos os alimentos de origem animal, comece retirando-os pelo movimento segunda sem carne.

Esse movimento foi criado há anos e o Brasil é um dos países que mais têm adeptos e divulgadores dessa boa prática.

Comece pela segunda e verá quão boa é a sensação de se desintoxicar das inflamações causadas por alimentos de origem animal.

Seja adepto à dieta Plant Based

Uma ótima forma de tomar consciência do que está comendo e conseguir nutrir o seu organismo de forma muito eficaz é conhecendo e praticando à dieta Plant Based.

Grãos integrais, sementes, vegetais, legumes, verduras e todos os alimentos que a natureza nos dá são energias ótimas para o nosso corpo. Experimente essa dieta e coma prestando atenção em cada um desses alimentos.

Experimente as dicas de alimentação consciente que passei e comece a pesquisar mais sobre de onde vem os alimentos que você compra e consome. Preste atenção em cada aroma e sabor. Desfrute do momento de comer, lembrando sempre que os alimentos estão aqui para nutrir nosso corpo e trazer mais saúde.

Gostou desse artigo? Cadastre-se no formulário ao lado para receber outros artigo assim direto no seu e-mail!

Bianca SilvaAlimentação Consciente: entenda o que é e a relação com o veganismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *