Você sabe o que é Clean Meat e Fake Meat? Entenda!

O mundo inteiro está de tentando diminuir os impactos que o consumo de produtos de origem animal causam no planeta, só não vê quem não quer, e com isso nasceu a Clean Meat, também conhecida como carne limpa ou ainda, carne de laboratório.

Uma outra versão, a fake meat já está sendo comercializada na américa do norte — Estados Unidos e Canadá — e tem deixado muita gente de queixo caído por conta de sua consistência e sabor, mas esta não tem nenhuma relação com animais.

Quer entender o que são essas duas carnes e como elas vão impactar o nosso consumo a partir de agora? Continue a leitura!

O que é Clean Meat

Carne limpa é a tradução literal da expressão clean meat, que quer transmitir a mensagem de carne sem derramamento de sangue, sem exploração, sem ferir os animais e o meio ambiente.

Muitos estudiosos sabem o real impacto do consumo animal em nosso planeta e muitos estudos já vem sido feitos há anos para que esse tipo de alimento seja enfim entregue para a população. Desta forma, aumentamos a estimativa de vida não só dos animais, como nosso também, uma vez que já foi identificado que o consumo de carne está diretamente ligado à doenças crônicas.

A clean meat é feita in vitro, em laboratório, a partir de células animais que se auto reproduzem e criam o tecido. Ainda não está à venda, mas há promessas de começarem no final deste ano de 2019.

O que é Fake Meat

Carne falsa é a tradução literal, a intenção é que o alimento se pareça e tenha sabor de carne mas sem conter uma célula de origem animal.

A fake meat já está disponível no mercado americano desde 2011, mas foi em 2018 que teve maior sucesso, quando outras empresas também passaram a comercializar o produto.

Marcas como Impossible Foods e Beyond Meat já estão em mercados e restaurantes na américa do norte por um custo bem próximo com a carne de verdade. A Nestlé também se mostrou interessada e tem planos para comercializar a sua própria fake meat no Brasil.

Bill Gates, uma das pessoas mais ricas e influentes do mundo investiu na Impossible Foods, o que fez com a carne falsa que ganhasse ainda mais força.

Os impactos da Clean Meat e Fake Meat

Eu já falei em outros textos sobre estudos que comprovam que o consumo de carne está ligado à doenças crônicas como hipertensão, diabetes e até câncer e você pode conferir para ver como isso por si só, já é um grande impacto em sua saúde.

Mas, a respeito do meio ambiente, a fake meat usa 70% menos água e gera 87% menos gases do efeito estufa. Além disso, não é necessário mais e mais queimadas para criação de gado, que também contribuem para a poluição e destruição de fauna e flora.

Com base nisso, fica claro que a sua produção é muito mais barata, podendo então, no futuro, fazer parte de muitas redes fast foods, além de poder ser um alimento mais acessível para quem tem o poder aquisitivo menor.

Clean Meat e Fake Meat no Brasil

Infelizmente não temos previsão de comercialização da clean meat no Brasil, mas, a Nestlé lançou seu Incredible Burguer agora em abril na Europa e há rumores de vir para cá no final de maio, mas nada ainda confirmado — mas já temos uma esperança.

Não é à toa que grandes marcas estão entrando no mercado vegano, em janeiro, a capa da revista IstoÉ Dinheiro, foi ilustrada pela revolução vegana, contendo uma matéria explicando porque as gigantes estão de olho no mercado vegano que não para de crescer.

E então, o que você achou da clean meat e da fake meat? Confesso que estou muito ansiosa para a chegada da carne fake para experimentar! A carne limpa acredito que para chegar até nós, brasileiros, levará um tempo, até porque a bancada ruralista está em peso em nosso governo e será difícil liberar a entrada ou produção aqui.

Compartilhe esse post para que mais pessoas saibam sobre essas novidades!

Bia SilvaVocê sabe o que é Clean Meat e Fake Meat? Entenda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *