Se todo mundo tivesse uma dieta vegana, o que aconteceria?

“Uma dieta vegana é provavelmente a maior maneira de reduzir seu impacto no planeta Terra, não apenas gases de efeito estufa, mas acidificação global, eutrofização, uso da terra e uso da água. É muito maior do que cortar seus vôos ou comprar um carro elétrico”.

Essa frase foi dita por Joseph Poore, da Universidade de Oxford, que liderou uma pesquisa sobre o impacto do consumo de certos alimentos e consumidores para o meio ambiente. Acreditem se quiser, evitar alimentos de origem animal é a melhor maneirar de reduzir os estragos causados na natureza, reduzir a fome no mundo, reduzir doenças e também ser mais humano em relação aos animais.

Talvez você não saiba, mas se todos nós optassemos por uma dieta vegana, aumentaríamos a expectativa de vida de todos ao redor do mundo. Quer saber como isso é possível? Acompanhe o artigo!

Sobre o impacto do consumo de carne e derivados

Você pode ter ouvido falar sobre o impacto da nossa alimentação no meio ambiente, mas, já pesquisou um pouco mais fundo? A situação é bem mais séria do que imaginamos.

O consumo desenfreado de alimentos derivados de carne é um dos grandes vilões do planeta, mas não nos mostraram toda a verdade na TV, certo?

Segundo a pesquisa de Poore, sem o consumo de carne e produtos lácteos, o uso agrícola poderia ser reduzido em 75%, pouco não? Nem tanto, essa porcentagem representa EUA, China, Europa e Austrália juntas, e ainda seria possível alimentar o mundo.

A nossa querida agropecuária que não é pop também é a maior responsável pela extinção em massa de vida selvagem, causada pelo desmatamento de áreas selvagens para criação de gado. Esse desmatamento também causa grandes impactos para o aquecimento global, uma vez que para limpar a área são efetuadas queimadas que emitem gases de efeito estufa e consequentemente, o aquecimento global.

Outro dado assustador é a quantidade de água para a produção de 1kg de carne bovina, são cerca de 17 mil litros, um pouco menos que a manteiga, por exemplo, que gasta 18 mil litros a cada quilo.

Muita coisa, não é? E isso ainda é a pontinha do iceberg (bem pontinha mesmo).

Benefícios que teríamos se todos tivéssemos uma dieta vegana

Agora que você já sabe alguns dos efeitos causados pelo consumo de carne, vamos apontar as melhorias que poderíamos ter caso todo mundo migrasse para uma dieta vegana.

A Universidade de Oxford, no Reino Unido, fez uma projeção desse cenário e o resultado foi publicado pela PNAS e nós resumimos para você aqui.

Impactos positivos que causariam na saúde

A projeção calcula a redução por morte devido a diminuição da carne vermelha, tanto em dieta vegana quanto em dieta vegetariana. Vamos aos dados:

  • 7,3 milhões de mortes seriam evitadas e 114 milhões de anos de vida seriam salvos para vegetarianos
  • 8,1 milhões de mortes seriam evitadas e 129 milhões de anos de vida seriam salvos para veganos

No cenário da pesquisa, as mortes evitadas seriam causadas por doença arterial coronariana (DAC), acidente vascular cerebral, câncer e diabetes tipo 2.

Impactos positivos que causariam nas emissões

A mudança para uma dieta sem a utilização de alimentos com base em animais, reduziria as emissões gases do efeito estufa (GEE) para 63% em dietas vegetarianas e 70% em dietas veganas. Essa redução limitaria o aumento da temperatura global a menos de 2ºC.

A redução dos GEE, melhoraria o impacto no aquecimento global, que consequentemente evitaria e/ou diminuiria alguns desastres naturais que acontecem todos os anos no mundo.

Impactos positivos que causariam na economia

Aqui foram calculados os custos com doença, que enquadraria custos direto com assistência médica e dias de trabalho perdidos. Foi estimado uma economia de U$1,6 trilhão para dietas vegetarianas e U$1,4 trilhão para dietas veganas, por ano.

Esses valores poderiam ser usados para evitar a fome em alguns outros países mais pobres e até mesmo para tornar países subdesenvolvidos mais desenvolvidos.

Impactos positivos que causariam para o meio ambiente

Não foi citado na pesquisa, mas é importante ressaltar os impactos diretos no meio ambiente. Com uma dieta vegetariana ou vegana, não haveria mais desmatamentos e queimadas para a criação de animais, já que não serviria para consumo.

A não utilização de animais diminuiria a emissão de CO2 e Metano, ajudando também na questão das emissões e conseguiríamos consumir menos água na produção de carne, manteiga, queijo e leite.

Depois de apresentados todos os impactos que o consumo de animais causam e todos os benefícios que o não consumo deles causariam no planeta, você não ficou com vontade de se mexer e tentar ter um mundo diferente?

Além de tudo que foi citado aqui, uma dieta vegana e vegetariana também livra você de participar da crueldade com os animais para a produção desses alimentos.

Se você ficou interessado em saber mais sobre essas dietas, veja o post que fizemos onde mostramos as diferenças entre ser vegano e vegetariano.

Bianca SilvaSe todo mundo tivesse uma dieta vegana, o que aconteceria?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *