Moda vegana: entenda o que é e como começar a usar

Este texto é um guest post do Blog da Urban Flowers

A moda vegana vai além das típicas tendências de estações e principais modelos nas vitrines, sendo um estilo de vida que está se expandindo cada vez mais.

Mesmo que a moda, de forma geral, ainda não seja sustentável, algumas marcas de vestuário encontraram uma alternativa para produzir sem agredir a natureza ou desrespeitar o direito humano e animal por meio da moda vegana.

mercado vegano está crescendo no Brasil: mais de 5 milhões de pessoas optaram por um consumo inteligente, desde a alimentação até o vestuário. Se você aprecia o universo da moda, mas ao mesmo tempo busca consumir de forma consciente, continue lendo este post e veja como seguir esse estilo de maneira sustentável.

O que significa moda vegana?

Basicamente, se refere a optar por roupas, sapatos e bolsas que não utilizam componentes animais em nenhuma etapa do processo, seja por meio de testes ou pelo uso de matéria-prima de origem animal. Além disso, também preza pelo respeito aos direitos humanos no que diz respeito às roupas fabricadas por trabalho escravo.

A moda vegana não se trata de algo passageiro, uma tendência. É um estilo de vida ligado a questões éticas e ambientais. As principais causas da autoconscientização das pessoas que aderiram a esse modo são exploração animal, as consequências na indústria da pecuária, como prejuízos à camada de ozônio e outros impactos ambientais causados pelo consumismo.

Hoje há vários artistas vegetarianos e veganos, como Xuxa, Adele, Leonardo DiCaprio e outros famosos, que declaram total apoio à causa e incentivam esse estilo de vida.

Como seguir?

O primeiro passo é ter consciência da importância desse estilo para você e, claro, para as principais causas que já foram pontuadas. Saber como são produzidos os produtos que você compra significa colocar em prática o consumo consciente.

O segundo passo é pesquisar e conhecer mais sobre esse universo para aderir a peças sustentáveis e de muito estilo. Felizmente, hoje existem inúmeras opções que facilitam a busca pelos produtos veganos, como aplicativos, blogs, sites, entre outros.

Quais materiais não são veganos e por que não usá-los?

A maioria das peças vendidas pelas marcas são de origem animal. Isso coloca em risco tanto as condições de vida deles quanto dos trabalhadores quando há exploração ou possibilidade de envenenamento por meio de produtos químicos.

O relatório da Pulse of the Fashion Industry apresentado em 2017 pela Global Fashion Agenda e pelo The Boston Consulting Group mostrou que 3 dos 4 materiais mais prejudiciais para o meio ambiente são derivados de animais. Se você quer seguir a moda vegana, alguns desses materiais devem ser evitados:

  • lã;
  • cashmere;
  • pele;
  • couro;
  • tecidos com penas, entre outros.

A dica é pesquisar pelos tecidos veganos. Isso faz com que a conscientização seja promovida ao mesmo tempo em que se mantém o estilo com um look sustentável.

Como saber se a peça é vegana?

Na hora de escolher a peça é bastante comum que surjam dúvidas em relação ao processo de produção. Listamos algumas dicas para ajudar a reconhecer o que são roupas veganas:

  • leia etiquetas: etiquetas têm informações da composição da peça com a porcentagem de tecido utilizado na fabricação. Pode acontecer de você não saber se os materiais utilizados são veganos ou não, mas atualmente existe um aplicativo que mostra as empresas “vilãs” na indústria da moda. Além disso, busque informações sobre a origem para garantir que a peça não advém do sofrimento animal;
  • procure marcas veganas e histórico delaspesquise ou peça dicas de quem conhece sobre marcas. Saiba também qual é o histórico delas, quando começaram, motivações e processo de produção;
  • observe presença do certificado: veja se a marca tem um certificado que confirme se a empresa é vegana ou não. A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é responsável por fazer essa análise.

E aí, gostou das dicas e de conhecer a moda vegana? Que tal deixar também um comentário aqui no post e compartilhar suas experiências com a gente?

HesleyModa vegana: entenda o que é e como começar a usar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *