Plant Based: o que é e por que adotar esse estilo de vida

Desde que o mundo é mundo, os estudiosos se esforçam para encontrar explicações para fenômenos, criar teorias, curas etc. Foi assim que descobriram antibióticos, remédios contra doenças graves e continuam pesquisas para encontrar cura de doenças crônicas, por exemplo.

Não foi diferente com o Dr. T. Colin Campbell, que realizou um estudo de 20 anos, concretizado em seu livro “The China Study”, para entender a relação entre a alimentação com a nossa saúde.

O resultado dessa pesquisa é que podemos prevenir e tratar certas doenças com a alimentação focada em vegetais, como ele denominou de Plant Based.

Quer entender melhor o que é a plant based e porque ela é importante para sua saúde? Acompanhe o artigo!

O que é Plant Based?

Plant Based é um estilo de vida com a alimentação voltada para alimentos do reino vegetal, integrais, não processados e não refinados, em sua forma mais natural, juntando todos os nutrientes necessários para termos uma alimentação equilibrada.

Ou seja, é uma dieta baseada em grãos integrais, oleaginosas, sementes, legumes, tubérculos, frutas e leguminosas. São excluídos todos os outros alimentos de origem animal, como carne, ovos, leite e derivados. Alimentos processados como açúcar refinado e farinha branca também são deixados de fora.

Na hora de pensar o que é a plant based, é só lembrar de comer alimentos que a natureza nos dá e se livrar de tudo que vem em caixinha, enlatado e processado.

Porque adotar a Plant Based?

Como a plant based usa de alimentos cheios de macronutrientes, há vários benefícios em adotar esse estilo de vida e liste alguns aqui para você.

Melhora a saúde

Ainda sobre o livro “The Chine Study”, Colin conseguiu associar alimentos de origem animal com doenças crônicas. Além disso, um estudo da Universidade de Oxford também conseguiu fazer essa associação, só que levando a alimentação em um contexto vegano e vegetariano.

Doenças arteriais, diabetes tipo 2, acidentes cerebrais e câncer, são algumas das doenças que podem ser evitados e/ou tratados ao adotar essa dieta.

A caseína, por exemplo, compõe 87% da proteína do leite da vaca, e é o ingrediente que contém mais riscos cancerígenos que nós consumimos, segundo Campbell.

Faz bem para o meio ambiente

Por ser uma alimentação voltada à plantas, não se faz necessário o consumo de carne e derivados, que traz um custo alto para o meio ambiente.

Um ano sem comer carne, por exemplo, evitaria a emissão de 99kg de CO2 na atmosfera, isso se essa pessoa tivesse o hábito de comer apenas 100g de carne por dia. Além disso, a água, as árvores e o clima do planeta também sofrem menos impacto quando se é adotado a plant based.

Faz bem para os animais

Além de melhorar a sua saúde e a do planeta, o estilo de vida plant based também faz bem para os animais, uma vez que não é adotado o consumo de produtos de origem animal nessa alimentação.

Os animais possuem um papel muito importante para a nossa existência, cuidar deles também é cuidar de nós mesmos.

Como começar com a Plant Based?

Toda mudança na alimentação é aconselhado o acompanhamento de um profissional, que vai medir exatamente quais já são as suas deficiências para poder fazer uma dieta plant based equilibrada para as necessidades do seu corpo no momento que você quiser iniciar.

De começo, tente acrescentar mais alimentos do reino vegetal no seu prato antes de retirar os outros que você já está habituado a consumir. Aos poucos vá acrescentando mais vegetais, grãos integrais, leguminosas e deixando os produtos processados, refinados e de origem animal cada vez em porções menores até extinguir eles do seu prato.

E as proteínas?

As proteínas são formadas por uma junção de aminoácidos que o nosso corpo não consegue produzir e esses aminoácidos são encontrados em vários alimentos do reino vegetal, conheça alguns deles:

  • grão de bico;
  • gergelim;
  • chia;
  • feijão;
  • quinoa;
  • amaranto;
  • soja;
  • edamame;
  • oleaginosas;
  • sementes;
  • aveia;
  • tofu;
  • milho;
  • ervilha.

Como você viu neste post, adotar um estilo de vida Plant Based pode ser muito benéfico para a sua saúde e para a saúde do nosso planeta também. Você também descobriu outros alimentos que são fáceis de achar, baratos e que fornecerão proteínas e também todos os outros nutrientes necessários para uma alimentação nutritiva e balanceada.

Você conhecia a Plant Based? Que tal compartilhar essa informação com seus amigos em suas redes sociais?

Bianca SilvaPlant Based: o que é e por que adotar esse estilo de vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *