Proteína vegetal: saiba em quais alimentos encontrar

Sempre que pensamos em proteína, nos vem à mente os produtos de origem animal, como carnes, ovos, leites e derivados. Mas você sabia que também existe proteína vegetal?

Os alimentos do reino vegetal são muito variados e cada um contém um aminoácido diferente que, se consumidos juntos, tornam-se um superalimento, rico em proteínas.

Se você está pensando em diminuir o seu consumo de carne, seja para participar da segunda sem carne ou porque está prestes a ser tornar vegetariana ou vegana, este post é perfeito para você.

Quer saber quais são os alimentos? Então continue a leitura!

O que são proteínas?

Antes de tudo é importante que você saiba do que é composto a proteína. A proteína é composta por aminoácidos que formam uma cadeia entre si. Essa cadeia deve apresentar mais de setenta aminoácidos para ser considerada uma proteína.

Ela possui funções importantes em nosso organismo, como:

  • produzir massa magra;
  • pele e cabelos saudáveis;
  • produzir anticorpos;
  • sistema nervoso regulado;
  • equilibrar hormônios;
  • transportar oxigênio;
  • fornecer energia;
  • digerir e absorver alimentos;
  • recuperar feridas;
  • saúde das articulações;
  • entre outros.

É muito importante saber qual a quantidade de proteína por dia é recomendada para a sua alimentação, para isso, indico que procure um nutricionista.

Quais são os alimentos com proteína vegetal?

Agora que você já sabe o que são proteínas e como elas são importantes para a nossa saúde, precisa conhecer quais delas provém do reino vegetal.

Ao contrário do que muitos pensam, veganos estão bem servidos com a variedade de alimentos que possuem proteína vegetal. É importante que você varie a ingestão desses alimentos para que a grade de aminoácidos fique completa em sua alimentação.

Vamos conhecer quais são as fontes de proteína vegetal.

Feijão

Um alimento do nosso cotidiano, bem brasileiro e que estamos acostumado com o sabor. Possui diversas variações e pode ter de 4,5g a 6,1g por porção de 100g.

Lentilha

Refogada, no arroz, em burgers, entre outras combinações, essa leguminosa pode apresentar 6,3g por cada 100g.

Tofu

Muitos viram a cara para o tofu, mas o segredo desse alimento é comprar de soja orgânica, ou seja, livre de transgênicos e de produção “suja”, e de saber temperá-la direitinho. Pode ter 6,3g por cada 100g.

Grão de bico

Falafel, homus, burger, salada, o grão de bico se faz presente nas mesas dos brasileiros, pelo menos os mais saudáveis e pode ter 8,9g de proteína vegetal por porção de 100g.

Castanhas

Muitas castanhas são riquíssimas em proteína vegetal e podem ser usadas de diversos formatos. As amêndoas possui 18,6g, castanhas de caju 18,5g e castanhas do pará 14,5g. Todas a cada 100g.

Chia 

A chia é um alimento muito versátil por não ter um gosto característico. Pode ser colocada em cima de todas as refeições e possui 17g de proteína a cada 100g.

Ervilha

As ervilhas estão cada vez mais famosas com a chegada de burgers plant-based que imitam a carne. Possui 7,5g a cada porção de 100g.

E a vitamina B12?

Nesse post eu explico o que é a vitamina B12 e como veganos e vegetarianos conseguem a absorção dessa vitamina.

Adianto que a B12 não é uma vitamina que pertence aos alimentos de origem animal. A B12 é uma vitamina formada por bactérias que ficam no solo e os animais, como gado que comem pasto, por exemplo, costumam ingerí-la. 

Isso não significa que todas as carnes vermelhas tenham B12, inclusive muitos carnistas podem apresentar deficiência dessa vitamina. 

Existe suplemento de proteína vegetal?

Assim como existe suplemento do soro do leite, o famoso whey protein, os veganos também têm essa opção disponível no mercado. Conhecido como whey vegano, pode ter sua base de proteína vegetal em ervilha, arroz e soja.

Cada um deles possui quantidades de proteínas variadas, isso também muda por fabricante. Muitos deles já vem com muitas vitaminas, inclusive a B12. Leia sempre o rótulo para escolher a melhor para você e procure ajuda de um especialista. 

Viu como existem muitos alimentos ricos em proteína vegetal? Você pode fazer diversas combinações, ainda mais com a chia e as castanhas que podem ser complementos em alguns pratos como saladas, massas, shakes, entre outros.

É importante que você entenda que as proteínas animais podem trazer alguns riscos à saúde, uma vez que nosso corpo, herbívoro, não foi projetado para digeri-las. Riscos como pressão alta, problemas cardíacos, colesterol alto, diabetes tipo 2 e até câncer. 

Veja uma projeção que foi feita pela Universidade de Oxford, se todas as pessoas se tornassem veganas, qual impacto causaria, tanto social, econômico e saúde.

Por fim, se você não sabe como adicionar proteína vegetal em suas refeições, veja o post de como montar um prato vegetariano e comece a se alimentar de forma mais saudável agora mesmo. 

Bianca SilvaProteína vegetal: saiba em quais alimentos encontrar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *