Queijo Vegano: o Guia Completo

Queijo é um dos produtos lácteos mais apreciados em todo o mundo. Só nos EUA, cada pessoa consome mais de 17 kg de queijo por ano, em média.

Como resultado da crescente popularidade de dietas veganas e outras dietas livres de produtos lácteos, numerosos substitutos de queijo sem laticínios estão disponíveis.

Queijos veganos são feitos de uma variedade de ingredientes à base de plantas e vêm em uma ampla seleção de estilos e sabores.

Este artigo explora algumas das opções de queijo vegano mais populares.

Feitos a partir de uma variedade de fontes

Os primeiros queijos sem laticínios foram criados na década de 1980 – e não eram particularmente palatáveis.

No entanto, o mercado vegano de queijo explodiu nos últimos anos. Há agora uma infinidade de variedades saborosas, algumas das quais poderiam enganar até mesmo o mais dedicado conhecedor de queijos.

Eles podem ser comprados na loja ou feitos em casa e muitas vezes são criados a partir de ingredientes inesperados.

De soja

Soja pode ser o ingrediente mais comum para qualquer substituto de produtos animais à base de plantas – e o queijo não é exceção.

Várias marcas comerciais diferentes oferecem produtos semelhantes a queijo feitos de tofu ou outras formas de proteína de soja. Vários óleos vegetais, gomas e outros ingredientes são geralmente adicionados para ajudar a imitar a textura e sabor do queijo real.

Notavelmente, alguns queijos à base de soja contêm caseína, uma proteína do leite. A caseína é incluída para permitir que o produto processado derreta como queijo real.

Queijos à base de soja que contenham caseína não são veganos. No entanto, eles ainda podem ser apropriados se você estiver evitando laticínios para gerenciar uma alergia à lactose.

Nozes e sementes de árvores

Alternativas de queijo feitas com diferentes tipos de nozes e sementes de árvores cruas podem ser o tipo mais popular de queijo vegano do tipo “faça você mesmo” (DIY), porque são relativamente fáceis de fazer em casa.

Se a preparação de alimentos não é sua coisa, eles também estão disponíveis pré-fabricados em mercados.

Um dos maiores atrativos para esse tipo de queijo vegano é que ele requer um processamento razoavelmente mínimo.

Normalmente, as nozes ou sementes são embebidas, misturadas e fermentadas com os mesmos tipos de bactérias usadas para fazer queijo lácteo. Outros ingredientes como sal, levedura nutricional ou ervas podem ser adicionados para dar sabor.

Alguns dos ingredientes mais populares para queijos à base de nozes e sementes incluem:

  • macadâmia;
  • caju;
  • amêndoas;
  • nozes;
  • pinhão;
  • sementes de girassol; 
  • abóbora.

Coco

Outra base popular de queijo vegan é o leite de coco, creme e óleo.

O alto teor de gordura do coco contribui para um produto cremoso semelhante a queijo – mas geralmente requer ingredientes adicionais como ágar-ágar, carragenina, amido de milho, tapioca e / ou amido de batata para imitar a densidade e a textura do queijo real.

Porque coco tem um sabor forte por conta própria que não é semelhante ao queijo, outros ingredientes de aumento de sabor são normalmente adicionados, como sal, alho em pó, cebola em pó, levedura nutricional e suco de limão.

Farinha

Alguns queijos veganos são feitos de uma combinação de diferentes farinhas amiláceas, como tapioca, batata, araruta ou farinha de trigo.

As farinhas não são usadas sozinhas, mas combinadas com outros ingredientes como leite de soja, leite de amêndoa, castanha de caju, coco ou feijão branco.

Normalmente, as receitas de queijo vegano que usam quantidades maiores de farinha resultarão em uma consistência semelhante a molho, em vez de um queijo fatiado em estilo de bloco. Os resultados irão variar dependendo da receita e dos ingredientes usados.

Vegetais de raiz

Embora menos comuns, alguns tipos de queijos veganos usam vegetais de raiz como base. Batatas e cenouras estão entre as fontes mais populares.

Este método de fabricação de queijo vegan resulta em um molho de queijo muito suave, como molho.

Os legumes são primeiro cozidos até ficarem bem macios, depois misturados com outros ingredientes como água, óleo, sal e especiarias até obter uma consistência suave e cremosa.

Aquafaba

Aquafaba é o líquido de grão de bico enlatado. Enquanto você geralmente pode jogá-lo fora, ele tem alguns usos inesperados para o cozimento.

É usado com mais frequência como um substituto do ovo em produtos de panificação, mas a sua mais recente utilidade na culinária é o seu uso em queijo vegano.

Aquafaba é um ingrediente conveniente para o fabrico de queijo porque permite que o produto final derreta quando aquecido da mesma forma que o queijo lácteo.

O produto final ainda requer ingredientes na mistura, tais como ágar-ágar ou carragenina. Outros ingredientes como castanha de caju, creme de coco ou óleo também costumam estar envolvidos.

Disponível em vários estilos

O queijo vegano vem em quase todas as formas que o queijo tradicional à base de laticínios faz. Isso é particularmente vantajoso para uma transição fácil para a culinária vegana e sem laticínios.

A maioria desses queijos veganos está disponível em mercados especializados, embora as seleções individuais variem.

Alguns dos estilos mais populares incluem:

  • Desfiado: Muitas marcas principais agora oferecem queijo vegano em estilo desfiado. Os estilos de mussarela e cheddar são provavelmente os mais populares. Esta variedade é melhor para polvilhar em cima de pizza, tacos, batatas ou caçarolas.
  • Queijo creme: As opções veganas de cream cheese são ótimas para se espalhar em bagels e torradas ou usar em molhos cremosos. Como queijo creme tradicional, eles também vêm em uma variedade de sabores.
  • Bloco e fatiado: opções veganas para queijo em bloco e fatiado vêm em muitas variedades, incluindo cheddar, gouda defumado, provolone e americano. Eles são mais usados ​​em biscoitos ou sanduíches.
  • Queijo mole: Variedades incluem ricota vegana, brie e camembert.
  • Estilo parmesão: O queijo vegano ralado parmesão é uma ótima opção à base de vegetais para massas, pizzas e pipocas.
  • Queijo Nacho: Se você sentir falta de molhos de queijo, agora você pode comprar queijo nacho vegano ou escolher entre uma variedade de receitas fáceis on-line.

É saudável?

Se o queijo vegano é ou não saudável depende do tipo que você escolhe e com que freqüência você o consome.

Muito parecido com queijo regular, os queijos veganos podem ter um lugar à mesa como parte de uma dieta saudável – mas eles não devem ser considerados como uma fonte única de nutrição.

Muito de qualquer alimento individual pode não ser saudável, especialmente se estiver substituindo outros nutrientes vitais ou grupos de alimentos.

Em geral, as dietas veganas são mais ricas em fibras e várias vitaminas e minerais que as dietas onívoras. Eles também podem contribuir para a saúde intestinal e digestiva.

A principal preocupação com alguns tipos de queijo vegano é a quantidade de ingredientes altamente processados ​​que eles contêm. Pesquisas indicam que padrões alimentares que enfatizam alimentos integrais sobre alimentos processados ​​tendem a ser mais ricos em nutrientes e mais saudáveis ​​em geral.

Alguns dos tipos mais processados ​​de queijo vegano contêm grandes quantidades de óleos refinados, conservantes, aditivos de cor e sódio, sendo praticamente desprovidos de valor nutricional substancial. Em geral, alimentos como este devem ser consumidos minimamente, se forem.

Pelo contrário, alguns queijos veganos são compostos principalmente de alimentos integrais como nozes e sementes moídas ou vegetais cozidos com temperos adicionados para imitar sabores de queijo.

Estas versões minimamente processadas provavelmente oferecerão mais valor nutricional na forma de fibra, gorduras saudáveis ​​evitais micronutrientes.

Desta forma, o queijo vegano poderia oferecer uma contribuição legítima para uma dieta saudável.

Quais devemos escolher?

Em última análise, o queijo vegano que você compra deve basear-se nas suas próprias preferências de sabor e no tipo de prato para o qual você pretende usá-lo.

Nutricionalmente falando, sua melhor aposta é fazer o seu próprio ou escolher uma opção pré-fabricada com a maioria dos ingredientes sem conservantes. 

Tenha sempre em mente que uma dieta saudável e bem planejada deve incluir uma variedade de vegetais, frutas, grãos integrais, gorduras saudáveis ​​e proteínas magras.

Se o seu novo amor pelo queijo vegan acabar substituindo qualquer um desses grandes grupos de alimentos, você pode estar desequilibrando sua dieta e arriscando as deficiências nutricionais.

Como acontece com qualquer alimento, a moderação e o equilíbrio são fundamentais.

Queijo vegano vale a pena?

Agora há mais opções de queijo vegano no mercado do que nunca, tornando mais fácil para você seguir uma dieta vegana ou outras dietas sem laticínios.

Queijos veganos são feitos a partir de uma variedade de alimentos vegetais, incluindo nozes, soja, sementes e vegetais de raiz, e vêm em quase tantos estilos e sabores como queijo lácteo.

Como queijo regular, o queijo vegano pode fazer parte de uma dieta saudável quando usado com moderação – mas é melhor evitar opções altamente processadas.

No entanto, nem todos os queijos veganos são criados igualmente. Algumas versões são altamente processadas e possuem menor valor nutricional que outras.

Escolher variedades feitas de alimentos integrais é a sua melhor aposta.

Certifique-se de ler os rótulos nutricionais para garantir uma escolha nutritiva e de alta qualidade. Ou melhor ainda, tente fazer o seu próprio.

Bianca SilvaQueijo Vegano: o Guia Completo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *