Ser vegetariano emagrece? Entenda a relação

Muitas pessoas escolhem ser vegetarianas — estrita ou em uma de suas variações — por diversos fatores: pelo meio ambiente, pelos animais ou pela sua própria saúde. E é comum que as pessoas que se tornam vegetarianas por causa da saúde se perguntem se ser vegetariano emagrece.

É de se imaginar que sim, já que muitas pessoas pensam que vegetarianos só comem salada, e que se tirarem a carne do prato não tem muito mais o que comer. Mas a verdade é que tudo é muito relativo e vou explicar neste texto o porquê.

Acompanhe o artigo para entender melhor essa relação.

Afinal, ser vegetariano emagrece?

Como adiantei logo acima, essa relação é muito relativa, já que vai depender muito do estilo de vida de cada pessoa e o que ela gosta de comer. Eu por exemplo, logo que virei vegetariana, comia muito macarrão e batata frita quando almoçava/jantava fora. Se eu mantivesse uma alimentação assim, com certeza engordaria.

Mas é fato que um vegetariano acaba comendo um pouco mais de fibras, o que faz com que seu intestino funcione muito melhor e que seu corpo trabalhe de uma maneira mais eficiente, ficando mais fácil de eliminar tudo o que ele não precisa.

Além de ser rica em fibras, por não conter nenhum alimento de origem animal, podemos dizer que uma alimentação vegetariana é livre de colesterol. Isso se você comer alimentos de verdade (aqueles que a natureza nos dá).

Resumidamente a resposta é: se você fizer as escolhas certas, com certeza uma alimentação vegetariana poderá ajudar você a perder peso mais rápido.

Como fazer boas escolhas nas refeições?

A gama de alimentos é muito grande e a maioria possui muitos nutrientes benéficos para nosso organismo, só é preciso saber combiná-los. O ideal aqui é que você procure ajuda de um profissional como nutricionista e/ou nutrólogo para orientá-lo com base nas suas necessidades.

Mas lembre-se sempre de comer ao menos 3 tipos de frutas ao dia, oleaginosas como uma fonte boa de gordura e proteína e balancear o seu prato. Deixar seu prato o mais colorido possível quer dizer que estará combinando várias vitaminas e nutrientes que juntos colaboram ainda mais para a sua saúde.

Montando um prato

Um prato de comida balanceado é formado por: metade de saladas (ao menos dois tipos de folhas verdes escuras, três legumes de cores diferentes, crus e cozidos e frutas), a outra metade, é dividida em duas partes. A primeira composta por cereais integrais ou tubérculos e alguma leguminosa(feijão, grão de bico, lentilha), todas elas possuem uma boa parte da proteína do seu prato. A outra parte pode ser consumido tofu, proteína texturizada de soja, sementes de abóbora, girassol, linhaça e chia — para aumentar ainda mais a incidência de proteína na sua refeição.

Dieta plant-based ajuda?

Eu já escrevi um texto só sobre a dieta plant-based, explicando o que ela é, porque adotá-la, quais seus benefícios, entre outros. Eu penso que essa dieta é praticamente a base do vegetarianismo estrito e do veganismo.

Se você pensar que vai basear suas refeições em grãos integrais, oleaginosas, sementes, legumes, tubérculos, frutas e leguminosas, acredito que vai chegar à conclusão de que sim, a plant-based ajuda, correto?

Mas é importante frisar que a quantidade do que você come também influencia, não adianta fazer um prato cheio de tubérculos achando que vai emagrecer. E de novo, procure um especialista para te orientar.

Como você viu, ser vegetariano pode emagrecer, mas tudo vai depender da sua postura, afinal, não existe um alimento que faz você emagrecer, mas sim, alimentos que contribuem para o seu organismo funcionar melhor.

De toda forma, não deixe de ir a um especialista para verificar suas necessidades, acompanhar suas vitaminas, inclusive a vitamina B12, que não é encontrada no reino vegetal.

E se você ainda não sabe exatamente a diferença entre vegetariano e vegano e quer entender um pouco mais sobre esses termos e como você pode começar a adotar esse estilo de vida, não deixe de ver meu post sobre diferenças entre vegano e vegetariano.

Bia SilvaSer vegetariano emagrece? Entenda a relação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *