Whey Vegano: veja quais são e seus benefícios

Sempre que uma pessoa fala que é vegana ou vegetariana a primeira pergunta que ela escuta é: mas e as proteínas?

O que muitos não sabem é que existem muitas proteínas no mundo vegetal para suprir nossa necessidade diária recomendada. Inclusive para quem malha e quer ganhar massa magra, músculos, entre outros. 

E o melhor de tudo é que existem muitas marcas com whey vegano para quem faz atividade física ou para aqueles que apenas quer consumir mais proteína em sua alimentação.

Você vai se surpreender ao saber os benefícios da proteína vegetal. Acompanhe o artigo!

Whey Vegano é feito de que?

Primeiro é importante que você saiba que o correto é falar “proteína vegetal”, uma vez que “Whey” é um termo em inglês que se refere à proteína do soro do leite.

O “whey” vegano normalmente é feito a partir da proteína de ervilha (pea protein), arroz (rice protein), soja (soy protein) e algumas vezes de amêndoa (almond protein), esta última normalmente é combinada com algumas das outras citadas anteriormente.

Mas não se engane achando que um whey vegano de ervilha, por exemplo, vai ter gosto de ervilha! Ele não tem sabor nenhum de ervilha, assim como os outros também não têm sabor de soja e arroz. O que varia entre eles é a textura.

Enquanto o de ervilha e o de arroz tem uma textura que lembra um pouco farelo, o de soja é mais uniforme.

Quais os benefícios do whey vegano?

Talvez você ainda não saiba, mas o leite de vaca traz alguns malefícios para a saúde, desde inflamações até doenças cardíacas e diabetes tipo 1.

Só por saber que o whey vegano não tem nada relacionado ao leite de vaca, já é um benefício e tanto, não acha? Além de não prejudicar a sua saúde, não nenhum animal será abusado ao ser preparado um whey vegano.

Mas referente aos tipos que citei anteriormente, cada um tem uma tabela nutricional diferente e há algumas marcas que fazem um mix das proteínas para que tenha uma maior quantidade de aminoácidos por preparo.

Tudo vai depender do seu objetivo nutricional. Mas é bom você saber que quanto mais alimentos variados comer, melhor será a sua ingestão de nutrientes diversificados! 

Alguns dos benefícios são:

  • menos inchaço;
  • maior recuperação do músculo;
  • hipoalergênico;
  • não possui colesterol e nem gorduras;
  • maior concentração protéica;
  • pobre em carboidrato;
  • zero lactose (obviamente);
  • muitas vitaminas e minerais;
  • muitas fibras;
  • maior saciedade.

Proteína de ervilha

A proteína de ervilha talvez seja a mais conhecida pelo fato de muitos burgers plant-based estarem usando-a em suas composições. 

Oferece alto teor de proteína com baixo teor calórico e de gordura. A proteína de ervilha é rica em BCAAs, que retarda a fadiga durante o exercício. Normalmente entre 20g a 25g de proteína por porção.

Proteína de arroz

O arroz possui aminoácidos muito importantes para nosso organismo. Quando combinado com feijão, os aminoácidos encontrados nos dois se completam e ficam ainda mais poderosos.

Normalmente possui entre 20g a 24g de proteína por porção. Também é rica em fibras e vitaminas como magnésio, fósforo e B12. 

Proteína de soja

Muitos fazem cara feia quando a soja é colocada em uma frase. É importante ressaltar que o uso da soja não transgênica não faz mal a saúde.

Normalmente o whey vegano de soja tem mais proteína do que os outros citados, entre 22g a 26g. Porém, é baixo em fibras, então é importante complementar com outros alimentos. 

Atletas usam whey vegano?

Sim, muitos atletas são veganos e outros, mesmo não sendo veganos ou vegetarianos, optam por utilizar a o suplemento vegano por se sentir mais leve para praticar atividades físicas.

A ESPN fez um estudo com lutadores da UFC, mostrando que lutadores que consomem whey vegano têm o mesmo desempenho do que lutadores que utilizam a proteína do leite. 

Quais marcas vendem whey vegano?

Muitas marcas estão surgindo para atender a necessidade, tanto de veganos, vegetarianos flexitarianos, como de intolerantes, alérgicos e também quem quer se sentir melhor ao se suplementar. 

Outras estão adicionando a versão vegana em seus catálogos para não ficar de fora desse crescimento que o veganismo está tendo. Conheça algumas:

  • Rakkau;
  • VeganWey;
  • Essential Nutrition;
  • LifeVegan;
  • Mother;
  • Nutrawell.

Eu particularmente gosto muito da Rakkau e da Essential Nutrition, o whey vegano deles são muito completos em valor nutricional. 

Agora que você conhece os benefícios na proteína vegetal e que ela dá os mesmo resultados que a proteína do leite, que tal você dar uma chance e começar a utilizá-la? Assim você ajuda os animais, o meio ambiente e a sua saúde!

Você já experimentou algum whey vegano? Deixe nos comentários sua percepção, vou adorar saber!

HesleyWhey Vegano: veja quais são e seus benefícios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *